O impacto da obesidade na saúde visual

O impacto da obesidade na saúde visual
O impacto da obesidade na saúde visual

por Ellen Rossi

A obesidade, além de ser um fator de risco para diversas doenças crônicas, também está relacionada a doenças que afetam a visão. Estudos mostram que o excesso de peso pode agravar ou desencadear várias condições oculares, comprometendo a saúde visual de milhões de pessoas no mundo.

Uma das principais complicações associadas à obesidade é a retinopatia diabética, pois há maior propensão ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, o que aumenta o risco de danos aos vasos sanguíneos da retina, resultando em perda de visão, quando não controlado.

Outro problema ocular que se agrava com a obesidade é a hipertensão. Ela pode provocar retinopatia hipertensiva, uma condição por danos progressivos nos vasos sanguíneos da retina, levando à visão embaçada e, em casos graves, à cegueira.

A obesidade também está associada ao aumento do risco de doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular, pois pode levar a alterações nos tecidos oculares e provocar DMRI, que atinge diretamente a mácula, área central da retina responsável pela visão detalhada.

Assim, a obesidade não só impacta a saúde geral, mas também exerce uma influência direta e preocupante sobre a saúde ocular. O controle do peso corporal, aliado a um estilo de vida saudável, e consultas regulares ao oftalmologista são fundamentais para preservar a visão e evitar complicações graves que possam comprometer a qualidade de vida.

#saudevisual #óculos #olhos #óticas #visão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *