por Ellen Rossi
O estresse pode impactar diversos aspectos da saúde, e os olhos não estão livres disso. Altos níveis de estresse podem desencadear uma condição oftalmológica chamada de Retinopatia Serosa Central (RSC), uma doença que afeta a retina e pode levar à perda parcial e temporária da visão.
A RSC ocorre quando líquidos se acumulam sob a retina, na região da mácula, responsável pela visão central. Esse acúmulo pode gerar sintomas como visão embaçada, percepção de uma mancha escura no campo de visão e distorções visuais.
Embora a causa exata ainda não seja totalmente compreendida, estudos indicam que o estresse, ao aumentar os níveis de cortisol no organismo, pode contribuir para o desenvolvimento da RSC. Isso porque o cortisol afeta os vasos sanguíneos e a permeabilidade das camadas oculares, facilitando o vazamento de líquido.
Ainda não há um tratamento definitivo para a RSC, mas a condição geralmente pode melhorar em algumas semanas ou meses. Em alguns casos, terapias com laser e injeções intravítreas podem ser aplicadas.
Para prevenir ou minimizar os impactos da RSC, é fundamental controlar o estresse com a ajuda de exercícios físicos, psicoterapia e técnicas de relaxamento. Além disso, consultas regulares com um oftalmologista podem diagnosticar e tratar a condição precocemente, reduzindo o risco de sequelas visuais. Cuidar da saúde mental também ajuda a proteger a visão.
#saudevisual #oculos #estresse #oticas #visão #oftalmologia