Miopia Infantojuvenil: Alerta para a Progressão

Miopia Infantojuvenil: Alerta para a Progressão
Miopia Infantojuvenil: Alerta para a Progressão

por Ellen Rossi

O aumento de mais de 0,50 grau de miopia por ano durante a infância e adolescência é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. Esse ritmo de progressão é considerado fora do normal. É possível controlar a progressão da miopia e proteger a visão de seus filhos com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Diversos fatores contribuem para o crescimento da miopia infantojuvenil, como o aumento do tempo dedicado a atividades em frente às telas e a redução de brincadeiras ao ar livre. Durante a infância e a adolescência é comum mudanças no grau de refração, porém, quando o aumento é mais rápido do que o esperado, é necessário medidas para evitar complicações futuras, como miopia alta, glaucoma e maior risco de descolamento de retina.

Ter acompanhamento oftalmológico regular e tratamentos que incluem o uso de lentes de contato especiais, que modelam a curvatura da córnea durante o sono, e o uso de colírios de atropina em baixas concentrações, que demonstraram reduzir a progressão da miopia em vários estudos. Além disso, incentivar as crianças a passarem mais tempo ao ar livre pode ser um fator preventivo, pois a luz natural ajuda a retardar o crescimento do olho.

Os pais devem estar atentos à frequência com que seus filhos precisam de novos óculos e aos sinais de dificuldade para enxergar. Consulte um oftalmologista regularmente para detectar alterações em estágios iniciais e evitar complicações.
#saudevisual #miopia #óculos #óticas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *