
por Ellen Rossi
Os problemas refrativos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, afetam a forma como os olhos focam a luz, impactando diretamente a visão. Ignorar os primeiros sinais de problemas visuais pode trazer desconforto e comprometer atividades rotineiras, como ler, dirigir e usar dispositivos eletrônicos.
Sintomas como dores de cabeça frequentes, fadiga ocular e dificuldade para enxergar de perto ou de longe podem indicar a necessidade de correção óptica. Quando não tratados, esses problemas podem se agravar, exigindo soluções mais complexas no futuro. Além disso, forçar a visão pode sobrecarregar os olhos, causando sintomas como ardência e lacrimejamento excessivos.
Em crianças, os erros refrativos podem prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento delas, pois dificultam a leitura e a concentração na escola. Já em adultos, o impacto pode ser afetar o desempenho profissional e a qualidade de vida, limitando a execução de tarefas muito simples às mais complexas.
Além disso, algumas alterações na visão podem estar associadas a condições mais graves, como ceratocone, glaucoma ou até doenças crônicas, como diabetes. Por isso, a qualquer sinal de dificuldade visual, procure um oftalmologista para avaliação e, se necessário, inicie o uso de óculos com lentes corretivas de grau ou outro tratamento prescrito pelo médico.
#saudevisual #visão #olhos #óculos #ótica #multifocais