
por Ellen Rossi
A perda visual é uma possibilidade que os médicos sempre alertam aos pacientes diabéticos, mas isso não é uma sentença. Para evitar uma complicação irreversível, é necessário realizar exames oftalmológicos preventivos para detectar precocemente qualquer alteração no funcionamento ocular. Saiba quais são os principais exames:
1. Exame de fundo de olho (fundoscopia)
Avaliar a retina, vasos sanguíneos e nervo óptico para identificar sinais de retinopatia diabética, edema macular e outros danos.
2. Mapeamento de retina
Versão mais detalhada da fundoscopia, esse exame é realizado com as pupilas dilatadas e permite uma análise mais ampla da retina.
3. Tomografia de coerência óptica (OCT)
Avalia a espessura da retina e a presença de edema macular diabético, detectando inchaço na região central da visão.
4. Angiofluoresceinografia
Utiliza contraste injetado na veia para mapear a circulação sanguínea da retina e da coroide, identificando vazamentos em vasos e áreas de isquemia.
5. Exame de refração
Avalia possíveis variações na prescrição dos óculos, já que oscilações na glicemia podem alterar temporariamente a visão.
Em pacientes diabéticos, a consulta e os exames oftalmológicos devem ser feitos ao menos 1 vez ao ano. Já em pacientes que tenham desenvolvido retinopatia diabética ou outras complicações visuais, os exames podem ser realizados a cada 3 a 6 meses, conforme orientação médica.
#saudevisual #diabetes #examedevista #óculos #ótica