por Ellen Rossi
Pesquisas recentes apontam que indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem ter maior prevalência de problemas visuais, como dificuldades de convergência e erros refrativos, como miopia e hipermetropia.
Além disso, dificuldades relacionadas à percepção de cores podem estar relacionadas ao TDAH. O estudo revela que esses indivíduos tendem a ter dificuldades na distinção de cores, principalmente no eixo azul-amarelo. Essas alterações, embora sutis, podem impactar o desempenho escolar e as atividades cotidianas que dependem de uma visão precisa.
Outro ponto importante mencionado no estudo é a insuficiência de convergência, uma condição que afeta a capacidade dos olhos de focar em objetos próximos, frequentemente observados em indivíduos com TDAH. Tal condição pode agravar os sintomas de distração e dificuldade de foco, comuns no transtorno. Portanto, é essencial que os profissionais de oftalmologia estejam atentos aos possíveis sinais para realizar um tratamento adequado que melhore tanto a visão quanto a qualidade de vida dos pacientes com TDAH.
Embora a associação entre TDAH e certas condições visuais sejam reforçadas pelos estudos recentes, a investigação sobre como os aspectos neurológicos do TDAH afetam o processamento visual continua, pois nem todos os mecanismos foram totalmente esclarecidos.
saudevisual #tdah #oticas #visao #oftalmologia